6.4. Transacções com múltiplas parcelas

A janela de diário varia ligeiramente de aspecto, dependendo das opções de estilo que escolheu. Segue-se uma descrição sobre como inserir transacções com múltiplas parcelas no estilo Livro razão básico. O cursor está colocado no campo Data por predefinição quando a janela de diário é aberta.

As múltiplas linhas de conta não serão mostradas no livro razão básico a não ser que clique em Parcelas ou a opção AcçõesDividir transacção tenha sido seleccionada.

  1. Clicar no pequeno ícone à direita do campo Data, abre um calendário. Use as setas para seleccionar o mês e ano correctos e depois escolha o dia. Clicar no ícone novamente encerra o calendário. Também é possível digitar a data ou parte dela e deixar o GnuCash preencher o resto.

  2. Prima Tab para se mover para o campo . Aqui pode inserir um número de cheque, factura ou transacção. Premir + (mais) avança automaticamente o número da última transacção em 1, caso esteja numerada.

  3. Prima Tab para se mover para o campo Descrição. Este campo é usado para inserir um sacador ou outra descrição para a transacção. Tentará automaticamente preencher o campo com informação anterior à medida que escreve.

  4. Neste ponto, quando premir Tab acontece uma de duas coisas. Se o GnuCash encontrar uma transacção coincidente, o cursor salta para um dos campos de montante, preenchendo automaticamente a conta de transferência. Seleccionar qualquer um campo com o rato em vez de usar Tab não faz este preenchimento automático. Se não houver transacções coincidentes (existentes), o GnuCash move o cursor para o campo Transferência com uma só linha de transacção fornecida.

  5. Ao digitar no campo Transferência, o GnuCash também tentará automaticamente comparar o nome da conta com as contas existentes. Fá-lo alfabeticamente, por exemplo, digitar Desp resulta na secção Despesas da lista de contas. Uma vez achada a secção, é possível escolher uma sub-conta premindo : (dois pontos). Se após digitar Desp premir :, o cursor move-se para a primeira sub-conta de despesas que estiver na lista. Digitar combinações de letras e : também causa o movimento rápido na lista de contas. O pequeno ícone à direita da caixa Transferência pode ser usado como forma alternativa de seleccionar as contas. As setas acima e abaixo também movem o cursor para seleccionar contas.

    Nota

    A descrição acima utiliza o carácter ":". Se escolheu um carácter diferente no separador Contas nas preferências do GnuCash, será esse que tem de usar para obter o efeito descrito.

  6. O campo seguinte (R) é usado para reconciliação. Isto é descrito na secção Secção 5.8, “Reconciliar uma conta com um extrato”.

  7. Prima Tab para se mover para o primeiro dos campos de montante. Os nomes das duas colunas seguintes diferem de acordo com o tipo da conta aberta. Por exemplo, contas Banco mostram Depósito e Levantamento, contas Cartão de crédito mostram Pagamento e Crédito, contas Acção mostram Acções, Cotação, Comprar e Vender.

  8. Insira o montante da transacção no campo adequado. Leia o passo seguinte antes de premir Tab ou Enter.

  9. Para inserir as parcelas adicionais, clique em Parcelas, na barra de ferramentas ou seleccione AcçõesDividir transacção . As transacções com mais de uma parcela mostram o texto --Transacção com parcelas-- e terá de clicar em Parcelas para ver os detalhes.

  10. A linha expande-se, os títulos das colunas de montante serão renomeados e o nome da coluna Transferência estará em branco. A primeira linha contém a descrição e o montante da transacção. A segunda linha contém o nome da conta actualmente aberta no campo Conta e o montante da transacção. A terceira linha contém o nome da conta de transferência no campo Conta. Se o montante não estiver saldado, o GnuCash indica-o colocando caixas de marcação cinzentas nas colunas de montante e o montante em desequilíbrio numa última linha em branco.

  11. Quando uma das linhas curtas está seleccionada, os títulos das colunas alteram-se. A primeira e última colunas (Data e Saldo) têm os títulos em branco. muda para Acção, Descrição para Nota, a coluna Transferência, agora em branco, muda para Conta. As últimas duas colunas de montante mostram o nome descrito no passo sete.

  12. As colunas Acção e Nota são de preenchimento opcional neste ponto. Acção é usada para descrever que tipo de conta de transferência está envolvida. Nota é uma descrição adicional da transferência.

  13. Mova-se para o campo com o montante em falta na terceira linha e preencha-o. Premir Enter, clicar em Enter ou ir a AcçõesRegistar transacção vai mover o cursor para a linha seguinte.

  14. A coluna Conta contém a lista de contas de transferência. Esta coluna é a que é usada para adicionar parcelas. O método descrito no passo cinco pode ser usado para seleccionar outra conta numa linha em branco. Adicione tantas parcelas quantas necessite.

  15. Quando a transacção estiver saldada, as caixas de marcação cinzentas desaparecem e a última linha em branco não terá montante.

  16. Premir Enter como descrito acima salta para a transacção seguinte. Seleccionar a transacção seguinte fecha a divisão. Ou pode-a fechar manualmente clicando em Parcelas ou seleccionando AcçõesDividir transacção .